segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Acontece no nosso Rio: fisicalidades de Grotowski bem aqui.



SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GROTOWSKI 2009
Uma vida maior do que um mito
Para quem ainda tem algumas dúvidas sobre "teatro físico" ou apenas quer saber um pouco sobre um dos grandes mestres do teatro do século XX. Ele é Grotowski, seu nome fica no corpo de quem ousa experimentá-lo porque é um método e uma inspiração para quem faz do teatro uma rotina.
Jerzy Grotowski (Rzeszów, 11 de agosto de 1933 — Pontedera, 14 de janeiro de 1999) foi um diretor de teatro polonês e figura central no teatro do século XX, principalmente no teatro experimental ou de vanguarda. O seu trabalho mais conhecido em português é "À procura de um Teatro Pobre", onde postula um teatro praticamente sem vestimentas, baseado no trabalho psico-físico do ator. A melhor interpretação deste "teatro pobre" poderia ser "teatro santo" ou "teatro ritual". No seu teatro Grotowski leva o trabalho corporal às últimas conseqüências. Divide a movimentação cênica em ações físicas (as já elaboradas por Constantin Stanislavski) mas com um novo sentido corporal, buscando um teatro mais ritualístico, mais íntimo e mais sensório. Um dos seus assistentes e responsável pela divulgação e publicação de seus trabalhos é o hoje famoso teatrólogo Eugenio Barba. Seu ator fetiche foi Cieslak (nas fotos à direita) que aparece em enúmeras apresentações de seu trabalho em vídeo. Cieslac é um atleta, é um "animal", tudo no seu corpo está em completa abertura para a cena, é impressionante seu domínio e sua cadência.

Os convidados internacionais para o evento são: Ludwik Flaszen; François Kahn; Ferrucio Marotti; Fernando Montes; Cláudia Tatinge Nascimento; Carla Pollastrelli; Luisa Tinti.
Dos nossos conta-se a presença da diretora Celina Sodré e do invejável ator Cacá Carvalho. O programa de festas de dia 30 novembro a 06 de dezembro e mais informações no site: http://www.grotowski2009.com.br/


Cacá Carvalho em "O Homem com Flor na Boca"

Nenhum comentário: