terça-feira, 29 de setembro de 2009

"Efeito Sanfona" no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá!




Com exibição dia 09 de outubro, "Efeito Sanfona", é a mais nova produção na categoria de filmes luso-brasileiros! Com estreia em Cuiabá, o filme se prepara para voos europeus. Avalidado em três milhões e meio, seu custo final será de 500 mil reais. "Efeito sanfona foi filmado em super 16 mm, foi transferido para digital e se prepara para ser impresso em película 33 mm para poder ser exibido com todo o glamour que merece.Confira a programação do Festival em http://www.cinemaevideocuiaba.org/

As sete inteligências do ser humano segundo Howard Gardner



Não existem pessoas mais inteligentes do que outras, existem sim algumas que dominam determinadas áreas do conhecimento melhor do que outras mas a inteligência pode ser ginasticada também!

Eis as diversas inteligencias que o ser humano pode ter mais opu menos desenvolvidas segundo Howard Gardner:
Abstrata
· Lógico-Matemática - Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. É a mais associada com a idéia tradicional de inteligência. Importante para pesquisadores, cientistas, físicos e engenheiros, etc.


· Linguística - Habilidade para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de maneira clara e objectiva. É a inteligência da fala e da comunicação verbal e escrita e não tem relação com a cultura da pessoa. Importante para poetas, escritores, oradores, jornalistas, publicitários, vendedores, etc.

· Musical - Capacidade de entender a linguagem sonora e de se expressar por meio dela. Permite organizar elementos sonoros (timbres, ritmos, sons) de forma criativa e independente da aprendizagem formal. É a mais associada com a ideia de talento. Importante para músicos e compositores.

Concreta

· Pictórica-espacial - Capacidade de reproduzir, pelo desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica; de situar-se e localizar-se no espaço. Permite formar um modelo mental preciso de uma situação espacial, utilizando-o p/ fins práticos (orientação/disposição). Capacidade de transportar-se mentalmente a um espaço. Importante para artistas plásticos, ilustradores, arquitectos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros, escultores, etc.

· Cinético-Corporal - Capacidade de utilizar o próprio corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Inclui habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza. Importante para atletas, mágicos, bailarinos, malabaristas, mímicos, etc.

Social

· Interpessoal - Capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os outros, o que significa ter sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder de forma adequada às situações interpessoais. Importante para líderes de grupos, políticos, terapeutas, professores e animadores de espectáculos.

· Intrapessoal - Capacidade de conhecer-se e de estar bem consigo mesmo, de administrar os próprios sentimentos a favor de seus projectos. Inclui disciplina, auto estima e auto-aceitação. Importante para todas as profissões.

· Interpessoal + Intrapessoal = Emocional - Assim denominada por Daniel Goleman em seu best-seller, envolve a capacidade de interagir com o mundo levando em conta os próprios sentimentos e a habilidade de compreender as emoções próprias e alheias, utilizando para as nossas decisões pessoais e profissionais.

Espiritual

· Espiritual - É a capacidade de aplicar, nas acções do quotidiano, princípios e valores espirituais, com o objectivo de encontrar paz e tranquilidade. Envolve a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais (perdas, fracassos, rompimentos).