quarta-feira, 4 de junho de 2008

Totó la Monposina


Totó la Momposina é uma cantora columbiana, que mistura os ritmos tradicionais dos índios sul-americanos com a música afro-latina.Totó nasceu numa família de músicos por várias gerações, numa ilha ao norte do país, chamada Santa Cruz de Mompox, de onde lhe vem a alcunha. Seu pai era um humilde sapateiro, e sua mãe iniciou-a nos ritmos indígenas;
Formada em História da Arte e da Música pela Sorbonne, começou em França sua carreira musical internacional, sendo mais conhecida no estrangeiro que no seu próprio país. Da imprensa e dos admiradores recebeu a alcunha de "A Diva Descalça" - por jamais usar calçados nos palcos.
Seu grande salto para a fama deu-se em Estocolmo, no ano de 1982, quando apresentou-se durante a cerimônia de entrega do Prémio Nobel de Literatura, concedido naquele ao escritor colombiano Gabriel García Márquez.
Em 2003 ela realizou, nos estúdios do cantor norte-americano Peter Gabriel, um álbum chamado La Candela Viva, que foi indicado para o Grammy.
A cantora explica seu apelido "Totó", da seguinte forma:
"Totó es un nombre que me puso mi mamá desde pequeña, y además es un nombre sonoro que a nadie se le olvida". (numa tradução livre: Totó é um nome que minha mãe me colocou quando eu era pequena e, além disso, é um nome sonoro que ninguém esquece.) Tanto o nome como a voz energica. Um ótimo som para um dia chuvoso!

"O Cirquinho de Luísa" com mais uma temporada prorrogada!


O espetáculo para bebês "O Cirquinho de Luísa" tem temporada prorrogada até dia 6 de Julho. Sábados e Domingos às 15 horas no Teatro Cândido Mendes!