sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Port Wine with Love




Um cálice de Vinho do Porto, um "Tawny 20 anos" está associado a cultura e vem acompanhado pela terrina de Foie Gras, um petit Roquefort, um bolo de tâmaras, bolachas de amêndoa ou frutas secas e nozes. Eu prefiro só.


Ou só com amor.


O vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro.
O que torna o vinho do Porto diferente dos restantes vinhos, é o facto de a fermentação do vinho não ser completa, sendo parada numa fase inicial (dois ou três dias depois do início), através da adição de uma aguardente. Assim o vinho do Porto é um vinho naturalmente doce (visto o açúcar natural das uvas não se transformar completamente em álcool) e mais forte do que os restantes vinhos.
Fundamentalmente consideram-se três tipos de vinhos do Porto: Branco, Ruby e Tawny.


O vinho do Porto branco é feito exclusivamente a partir de uvas brancas e envelhece em grandes balseiros de madeira de carvalho. Tipicamente vinhos do Porto brancos são vinhos jovens e frutados e são o único vinho de Porto que se categoriza quanto à sua doçura. Há assim brancos secos, meios-secos e doces. Ainda assim, e devido à forma como o Porto é produzido, o vinho praticamente nunca é completamente seco, guardando sempre alguma da sua doçura inicial, sendo por isso comum encontrarem-se brancos "secos" com alguma doçura.
Existem terapeutas florais que concebem as suas essências com base neste nectar dos deuses, acrescentam algumas flores e psicografam segundo a terapia adequada ao paciente. Eis algo que merece aplauso pois mesmo sem conhecerem a proveniência desta essência maravilhosa, estas profissionais imaginam a calmaria do Douro que escuta todas as promessas e purifica a alma pela visão: Olhar o Douro é um dos prazeres do norte, da cidade do Porto. A primeira vez que vi o Douro, passei horas esquecidas só a admirar as águas e a desejar aquela cidade. A lei da atração lá me fez morar naquela casa de água durante anos...
Falando de vinho...
Os Ruby são vinhos muito frutados de cor escura (rubi), com sabores a frutas vermelhas (frutos silvestres ou ameixas) e com caracterísiticas de vinhos jovens.
Os Tawny são também vinhos tintos, envelhecem dois a três anos nos balseiros. Estas permitem um mais elevado contacto do vinho com a madeira e daí com o ar. Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Os Tawny perdem a cor inicial ganhando tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos como as nozes ou as amêndoas. Com a idade ganham mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutos secos e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel, etc. Assim, entre as categorias especiais, é comum encontrar os Reserva, os LBV, os Tawnies envelhecidos e os Vintage, e, menos regularmente, os colheita.


Hoje tomámos um Quinta da Castelinho.


Thinking about Portugal it is almost impossible not to think about Port wines, the renowned fortified wines known for their excellent elegance. Portugal wines are not just Port and Port also means Douro, one of the best quality wine areas of Portugal. In this area, besides Port, are also produced excellent wines with local grapes which are sometimes rich, full bodied and elegant. Castelinho Vinhos is devoted to both Port style wines and still wines, a combination which is capable of proving the high quality of this winery.